sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Capítulo Quatro - PRINCÍPIO nº 4 - Negação Parcial da Direção do Espírito Santo nas Reuniões de Ministério


Capítulo Quatro
PRINCÍPIO nº 4
Negação Parcial da Direção do Espírito Santo nas Reuniões de Ministério

O quarto princípio falso que queremos abordar é a negação parcial da direção do Espírito Santo nas reuniões dos Irmãos Abertos. Dizemos “parcial” porque os Irmãos Abertos permitem que o Espírito lidere em suas reuniões de ministério em certa medida. Estamos nos referindo a reuniões onde o dom é exercido, não a reuniões de oração e adoração onde o sacerdócio dos crentes está em exercício.
No capítulo anterior, observamos que os Irmãos Abertos têm um sistema em vigor na esfera do governo da igreja local para impedir que a carne entre e atrapalhe a liderança da assembleia. Eles fazem uma coisa semelhante na esfera do ministério – e pelo mesmo motivo – para impedir a carne de agir nas reuniões. Sabemos que, quando a liberdade é dada ao Espírito Santo para liderar no ministério, existe o risco de a carne de alguém entrar e estragar a reunião com palavras inúteis. E impedir a carne é certamente uma coisa boa, mas isso não significa que devemos empregar um esquema feito pelo homem para fazê-lo. No entanto, é isso que os Irmãos Abertos fizeram. Eles introduziram certas práticas nas reuniões do ministério para controlar as coisas, mas elas não são a ordem de Deus.
Pelo que já cobrimos, e novamente aqui com esse ponto, é evidente que o princípio por trás da grande parte da ordem nas reuniões dos Irmãos Abertos é que eles estão tentando controlar as coisas para a glória de Deus usando métodos humanos. É um desejo atraente, mas não é sábio ou bíblico. A introdução de princípios e ordem humanos para prevenir a carne na assembleia resulta em impedir o Espírito de Deus de liderar como faria no ministério (1 Co 12:11). Isso nos lembra a tentativa bem-intencionada de Uzá. Ele tentou proteger a arca, colocando a mão nela, mas isso desagradou ao Senhor porque ele interferiu no que foi “ordenado” por Deus (1 Cr 13:9-10; 15:13). As intenções de Uzá eram bem-intencionadas, mas não eram de Deus.

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