sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

A Assembleia é Revestida de Autoridade, mas Não de Infalibilidade


A Assembleia é Revestida de Autoridade, mas Não de Infalibilidade

O mal-entendido aqui está em concluir falsamente que, porque a assembleia tem autoridade, ela também tem infalibilidade. Não há verdade nisso. Uma assembleia reunida em terreno divino é revestida de autoridade, mas não de infalibilidade.
Em Mateus 18:15-20, o Senhor anunciou que iria conferir Sua autoridade à “assembleia” para agir por Si mesma durante Sua ausência. Este foi um novo desvio nos caminhos de Deus. Israel seria deixado de lado por causa de seu fracasso, e Cristo “edificaria” Sua assembleia (Mt 16:18). A assembleia seria o novo centro administrativo divino na Terra que Deus estabeleceria e reconheceria. Se surgissem dificuldades entre os santos, eles não deveriam mais levá-los aos juízes em Jerusalém, como quando Ele deu Sua autoridade a Israel para agir por Si mesmo no judaísmo (Dt 17:8-13); eles agora deviam trazê-lo à assembleia. Ele disse: “dize-o à igreja”.
O Senhor continuou dizendo que a assembleia teria autoridade para agir em Seu nome administrativamente, se necessário, ao dizer: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na Terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na Terra será desligado no céu.” Como já mencionado, um exemplo da assembleia ligar algo pode ser encontrado em 1 Coríntios 5:11-13 e um exemplo de desligar, por parte da assembleia, está em 2 Coríntios 2:6-11. Assim, a assembleia recebeu a autoridade do Senhor para agir em Seu nome no tempo de Sua ausência, e seus atos devem ser aceitos como autoridade final. Essa autoridade não foi dada aos apóstolos, mas à assembleia (apesar de os apóstolos terem recebido uma autoridade especial).
No entanto, porque foi dada autoridade à assembleia, isso não significa que seja infalível em seus atos. J. N. Darby escreveu um artigo útil sobre esse assunto, intitulado “Confundindo Autoridade com Infalibilidade”. Ele mostra que é possível que as coisas que a assembleia venha a ligar na Terra possam ser ligadas erradamente, isso não muda o fato de que a assembleia está investida da autoridade do Senhor. Muitas pessoas têm ficado confusas neste ponto. Eles não conseguem entender como um ato que está errado pode ser “ligado”. Eles concluem que, se estiver errado, não poderá estar ligado no céu. No entanto, é um erro pensar que “ligado no céu” significa que é necessariamente aprovado pelo céu. Significa simplesmente que o céu o reconhece. O céu pode não estar satisfeito com a decisão que a assembleia toma; contudo a mantém. A coisa ainda é ligada porque a assembleia foi investida da autoridade do Senhor para agir representativamente por Ele. É uma extensão de Sua autoridade, e é possível que essa autoridade possa ser mal utilizada.
As ilustrações a esse respeito são abundantes e mostram que entendemos esse princípio em outras áreas da vida. Um policial tem autoridade, mas não infalibilidade. Ele poderia prender alguém por engano, e este teria que se submeter a isso até que tudo fosse retificado. Um pai, tendo autoridade em sua casa, também pode disciplinar indevidamente um dos filhos de sua família; novamente, a criança teria que se submeter à disciplina até que ela fosse corrigida. O presidente dos Estados Unidos poderia aprovar uma lei com o apoio do Congresso que fosse terrivelmente errada, tanto moral quanto eticamente, mas como ele tem autoridade, seria uma lei que está vinculada ao país até que seja oficialmente anulada. Se as autoridades civis não fossem assim, não haveria ordem no governo; estaríamos vivendo em um estado de anarquia. Em cada caso, a posição para aqueles que estão sob tal autoridade é concordar e se submeter à decisão até que Deus a corrija. É assim que a ordem é mantida na casa de Deus.
Quão solene é para nós pensarmos que poderíamos usar a autoridade do Senhor por engano e identificar o céu com algo que não está correto; e, assim, incorrer em Seu julgamento governamental. Se algo assim acontecer, de uma assembleia tomar uma decisão injusta, haverá recurso. Primeiramente, podemos levar o assunto em oração diretamente ao Senhor, a Cabeça da Igreja. Ele pode exercitar a consciência daqueles na localidade com o propósito de que eles corrijam a ação. Em segundo lugar, o Senhor levantará profetas entre eles localmente ou enviará alguns de outras assembleias para despertar a consciência daquela assembleia, para que assim ela possa ser retificada (2 Co 2:4; Ap 2:13; 2 Cr 24:19-22; Jz 9:5-21). Em terceiro lugar, se essa assembleia se recusa a lidar com seus erros depois que esses erros tenham sido mostrados conclusivamente a partir da Escritura, essa assembleia seria renegada por uma ação de ligar de outra assembleia que atuaria em nome do corpo como um todo. Eles simplesmente declarariam o fato de que a assembleia errada não está mais no verdadeiro terreno da Igreja de Deus. Toda a assembleia (local) em questão é tratada porque defendeu o mal em seu meio e se tornou participante dele. Se as coisas chegarem a esse ponto, não será mais uma questão de certos indivíduos em seu meio estarem envolvidos no mal, mas toda a assembleia (local) que se recusou a julgá-lo. Esta é a maneira triste, mas ordenada e bíblica, de lidar, com uma ação incorreta ou omissão de uma assembleia – caso eles deixem de agir para afastar o mal (Dt. 13; Jz 21; 2 Sm 20:14-22). Mencionamos isso para mostrar que existe recurso contra o abuso da autoridade dada pelo Senhor em assuntos administrativos.
Observemos que a Escritura nunca nos instrui a tomar o assunto em nossas próprias mãos como indivíduos e agir de forma independente no que parece ser uma ação errada da assembleia. Ações independentes de indivíduos em tais assuntos coletivos são sempre condenadas na Escritura (Dt 17:12; Nm 15:30-31). Isso só abre a porta para o inimigo. Deus tem o Seu caminho no qual tais problemas devem ser tratados e devemos seguir Suas instruções para que a ordem seja mantida. Infelizmente, é aqui que muitos Cristãos cometem erros. Eles acham que não podem se submeter a algo que acreditam ser injusto e não de acordo com a Escritura. Eles acham que estarão comprometendo uma boa consciência. Alguns dirão: “Preciso obedecer ao Senhor primeiro, não aos irmãos.” Mas, percebendo ou não, estão realmente dizendo que são mais santos do que o próprio Senhor. Se o Senhor pode manter a decisão até que ela seja reparada, por que não podemos? Uma assembleia que comete um erro em suas responsabilidades administrativas ainda tem o Senhor em seu meio, até que seja renegada por não estar mais no verdadeiro terreno da Igreja de Deus. J. N. Darby disse: “Por que falar primeiro em obedecer ao Senhor, depois à igreja? Mas supondo que o Senhor esteja na igreja? É apenas estabelecer um julgamento privado contra o julgamento da assembleia reunida ao nome de Cristo com Sua promessa (se não estão, não tenho nada a dizer); isto é simplesmente dizer: ‘Eu me considero mais sábio do que aqueles que são’. Rejeito inteiramente como não bíblico o ditado: ‘Primeiro Cristo, depois a Igreja’”. Ele também disse: “Portanto, a questão é um mero e pobre sofisma que trai o desejo de ter livre arbítrio e a confiança de que o julgamento da pessoa é superior a tudo o que já foi julgado.”
W. Potter tem um pequeno artigo sobre ações de assembleia, onde ele diz que o “tudo o que” em Mateus 18:19 é tudo “incondicional”. Uma assembleia pode ligar algo de maneira errada, e nosso lugar é submeter-se até que seja reparado de maneira ordenada. Independentemente do que Potter disse, ver “tudo o que” como incondicional, para alguns, é semelhante ao papismo. Eles acreditam que isso tornaria a assembleia infalível em suas ações administrativas, o que não é verdade. Essas pessoas argumentam que, se “tudo o que” é incondicional, a assembleia poderá ligar tudo o que quiser, e será automaticamente ligada no céu. Na mente deles, seria tornar o céu sujeito às ações da Igreja na Terra; e se a assembleia cometer um erro, o céu estaria se colocando em comunhão com o mal, algo que Deus nunca faria. Aparentemente, esse argumento parece bastante lógico, mas por trás dele está a tentativa do inimigo de trazer confusão à assembleia e uma anulação de suas ações. Tudo o que alguém precisa fazer é declarar que uma ação da assembleia foi uma ação injusta e concluir que o céu não a ligou. E se o céu não a aceitou, eles também devem rejeitá-la. Portanto, eles não precisam se curvar à decisão. É uma maneira conveniente de deixar de lado as ações de assembleia que não gostamos. Se os atos administrativos da assembleia fossem aceitos apenas sob a condição de que fossem atos justos, toda a ordem logo seria perdida.
O grande problema com essa ideia errônea é que os julgamentos da assembleia se tornam sujeitos ao nosso julgamento privado. A assembleia deixa de ser o mais alto tribunal de autoridade nessas questões; nosso julgamento pessoal passa a ser. Nisso, toda a ordem se foi. Todo mundo é deixado para fazer o que parece “reto aos seus olhos” (Jz 21:25). Muitos foram tristemente enganados com a ideia de que, a menos que uma ação da assembleia tenha a marca da Palavra de Deus, ela não liga ninguém na Terra e não é ratificada no céu. Em outras palavras, a decisão é apenas uma ação vinculativa genuína da assembleia quando é uma decisão correta. Agora, se nos curvássemos a uma decisão da assembleia somente quando pensássemos que estava certa, o triste resultado, cada vez que a assembleia agisse, seria que alguns acabariam se submetendo à decisão e outros não, simplesmente porque seus julgamentos particulares eram diferentes. Nestes dias em que o estado da Igreja é no geral fraco, somos obrigados a ter alguns que pensam que são mais sábios que seus irmãos e cujo julgamento particular é diferente da assembleia. O inimigo logo usaria isso para dividir os santos e, assim, perturbaria a unidade. Certamente não é o modo de Deus manter a ordem em Sua casa. Não, nós somos obrigados a nos submeter, mesmo que pensemos que a ação está errada, e esperar que o Senhor a corrija. Assim, a ordem é mantida. J. N. Darby disse: “Um julgamento de uma assembleia, mesmo que eu considerasse um erro, em primeiro lugar, deveria aceitar e agir de acordo”.
Em um esforço para negar a força do “tudo o que” em Mateus 18:18, e provar que não poderia ser incondicional, alguns assumiram erroneamente que o versículo 19 é uma reunião de oração e, portanto, raciocina que, se “qualquer coisa” nas orações da assembleia está sujeita à qualificação do céu (pois Deus só responde às nossas orações quando estão de acordo com a Sua vontade), então o “tudo o que” deles em decisões vinculativas também deve estar sujeito à qualificação do céu. Mas eles estão enganados ao pensar que os versículos 19-20 estão falando de uma reunião de oração. O contexto indica que é uma reunião para disciplina de assembleia, embora o princípio estabelecido nesses versículos seja amplo o suficiente para incluir todas as reuniões de assembleia em uma aplicação secundária. (É por isso que Mateus 18:20 às vezes é lido no partir do pão.) Paulo fala dessa mesma reunião para disciplina em 1 Coríntios 5:4-5.
Se Mateus 18:19 está falando da reunião de oração, o Senhor mudou de assunto logo no meio de Sua dissertação sobre as ações administrativas da assembleia; e então Ele voltou a ele no versículo 20 e nos versículos seguintes, tendo a ver com um espírito de perdão para com um irmão arrependido que pecou (vs. 21-35). Seria fora de ordem. O ponto do versículo 19 é que a assembleia se reúne com o Senhor no meio (v. 20) para invocar a Deus que ratifique sua decisão de ligar. A promessa é certa: “lhes será feito por Meu Pai, que está nos céus.” Essa é uma promessa que o Senhor nunca faz em relação a uma reunião de oração da assembleia. Ele Se reserva o direito de conceder ou não os pedidos de oração da assembleia. Mas esse não é o caso aqui com ações administrativas – Ele simplesmente diz: “será feito”. É mantido como ligado no céu.
Para aqueles que questionam se “tudo o que” é qualquer coisa que a assembleia possa julgar, apontamos 2 Coríntios 2:10. Encontramos aí que, quando se trata de desligar uma ação vinculativa, Paulo diz: “A quem perdoais qualquer coisa... (JND). Se são vistos perdoando “qualquer coisa”, devem necessariamente ter ligado qualquer coisa.
C. D. Maynard disse: “Uma assembleia, quando reunida para o nome de Cristo, O tem no meio deles e tem Sua autoridade para agir em ligar ou desligar os pecados de um irmão ofensor. (Mt 18:18-20) Tal ato é ratificado no céu. Desta decisão não há apelo, senão a Cristo em glória; como Jesus ‘entregou [Sua causa] àqu’Ele que julga com retidão’. (1 Pe 2:23)... Pode ocorrer para alguns que, se uma assembleia local julgar erradamente, como eles pensavam, um apelo possa ser feito a outra assembleia local. Por exemplo, para restaurar uma pessoa erroneamente colocada fora. Isso não tem mais suporte da Escritura do que qualquer corrupção católico romana possa ter. Em face disso, nega a unidade prática das duas reuniões. Cogitar a pergunta é recusar que exista um corpo e um Espírito. Se a mesa do Senhor for uma, ambas as reuniões são ligadas quando uma delas liga, de modo que o apelo é impossível. Se eles podem revisar os julgamentos uns dos outros, a unidade do Espírito não existe lá; são apenas reuniões independentes.” O mal-entendido desse importante princípio em assuntos de assembleia está por trás de todas as tristes divisões que ocorreram entre aqueles reunidos ao nome do Senhor ao longo dos anos. Fazemos bem, portanto, ponderar essas coisas cuidadosamente.
Outra ideia errônea é que, se uma assembleia toma uma decisão errada (e pode ser apenas aos olhos de alguém), então não pode mais ser considerada uma assembleia reconhecida por Deus; e, portanto, eles deveriam deixá-la. Isso pode ser uma desculpa para uma pessoa agir por vontade própria e talvez deixar a assembleia. No entanto, é um erro pensar que uma assembleia perde sua posição como reunida biblicamente ao nome do Senhor, porque fez uma ação de ligar equivocada. Novamente, isso confunde autoridade com infalibilidade. O fato de uma assembleia ter autoridade, mas não infalibilidade, é assumir a possibilidade de ela cometer um erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está  disponível  ➪   AQUI   Caso queria compartilhar este liv...