sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Dois Aspectos da Obra do Espírito em Reunir


Dois Aspectos da Obra do Espírito em Reunir

Algumas das confusões que as pessoas têm em relação a serem reunidas ao nome do Senhor vêm de enxergar apenas um lado da verdade. Não é que o Espírito de Deus reúna soberanamente as pessoas ao nome do Senhor e elas não se exercitem quanto a isso; o que não seria toda a verdade. A escritura apresenta dois lados de ser reunido juntos onde o Senhor está no meio. Como mencionado, Mateus 18:20 enfatiza a obra soberana de Deus em reunir, mas Lucas 22:8-12 concentra-se mais no que nos é requerido para sermos guiados pelo Espírito ao local de Sua designação. Lucas retoma a verdade de reunir vista pelo lado da responsabilidade do homem. Diz: “quando entrardes na cidade, encontrareis um homem, levando um cântaro d'água; segui-o até à casa em que ele entrar.” O Espírito de Deus é visto aqui na figura de “um homem” tendo um cântaro de água. (Muitas vezes na Escritura, o Espírito de Deus é visto como um homem sem nome, trabalhando nos bastidores. Isso ocorre porque não é o objetivo do Espírito chamar atenção para Si. Ele não ocupa um lugar de destaque no Cristianismo, mas trabalha nos bastidores, guiando as almas exercitadas para o terreno bíblico onde o Senhor está no meio daqueles que estão assim reunidos.) Nesse caso, Ele levou os discípulos ao local onde poderiam estar com o Senhor para a ceia. “Água” na Escritura geralmente significa a Palavra de Deus (Ef 5:26; Jo 15:3). Assim, aprendemos que o Espírito de Deus usa os princípios da Palavra de Deus para guiar os crentes ao lugar da designação do Senhor. Alguns dos exercícios que precisamos ter para ser guiados para esse local são:
  • Desejo sincero de saber onde é o local de Sua designação. Isso é ilustrado em Pedro e João, indagando ao Senhor: “Onde queres que a preparemos?”
  • A energia da fé para ir para a cidade e ter o exercício de ser guiado para o local. Isso é ilustrado nas palavras: “E, indo eles...(v. 13).
  • O exercício de subir as escadas de separação para o “cenáculo [quarto superior – JND](v. 12). Isso implicaria deixar para trás todas as conexões com o mundo – tanto seculares quanto religiosas.
  • Por fim, tendo sido direcionado para o local de Sua nomeação, há o exercício de “fazer os preparativos” (v. 12). Isso se refere à necessidade de estar em um estado espiritual de alma adequado à Sua presença. Isso é feito exercitando o julgamento próprio (1 Co 11:28). 

A Escritura nos ensina que o Senhor tem um lugar para o qual Ele reúne Cristãos segundo os princípios bíblicos. Mateus 18:20 diz: onde estiverem dois ou três reunidose Lucas 22:9 diz: onde queres que a preparemos?” Novamente, 18:20 diz: estou Eu no meio” e Lucas 22:12 diz: fazei preparativos.” Ambas as passagens falam deste lugar. J. N. Darby disse: “Ele [Cristo] é o único centro de reunião. Os homens podem fazer confederações entre si, tendo muitas coisas para seu objetivo ou alvo, mas a comunhão dos santos não pode ser conhecida a menos que cada linha convirja para o Centro vivo. O Espírito Santo não reúne santos em torno de meras visões, por mais verdadeiras que sejam, daquilo que a Igreja é, daquilo que tem sido ou do que pode ser na Terra, mas Ele sempre os reúne em torno dessa Pessoa bendita, que é a mesma ontem, hoje e eternamente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está  disponível  ➪   AQUI   Caso queria compartilhar este liv...