sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

A Obra do Espírito em Reunir


A Obra do Espírito em Reunir

Há duas coisas que mostram que os Irmãos Abertos não poderiam estar reunidos ao nome do Senhor de acordo com Mateus 18:20, mesmo que eles professem estar. Em primeiro lugar, reunir Cristãos para o nome do Senhor é visto no evangelho de Mateus como uma obra soberana de Deus pelo Espírito Santo. Embora o Espírito não seja mencionado diretamente na passagem, é claro que Ele é o Agregador divino. As palavras “são colocados juntos” (JND) indicam isso. O Senhor não disse: “onde dois ou três estiverem reunidos” ou “estão juntos...”, conforme traduzido por algumas versões modernas. “são colocados juntos” é uma voz passiva, e isso aponta para o fato de que houve um poder de reunião, fora das próprias pessoas, que esteve envolvido em reuni-los juntos nesse terreno.
Hamilton Smith disse: “Para usar uma ilustração simples, vejo uma cesta de frutas sobre a mesa. Como chegaram lá? Foram reunidas; não chegaram lá por seus próprios esforços. A palavra para ‘reunidos’ no grego é ‘sunago’, que literalmente significa ‘levados juntos’, e pode ser traduzida, “são guiados juntos” – o que sugere um Agregador.” Isso mostra que o terreno divino de reunião para a Igreja não é uma associação voluntária de crentes. É verdade que deve haver exercício pessoal e energia por parte daqueles que são reunidos pelo Espírito para serem encontrados ali no lugar em que Cristo está no meio, mas esse não é o lado das coisas que são apresentadas em Mateus 18:20.
Em Quem mais o Senhor poderia confiar para reunir Seu povo em Seu nome, senão no Espírito de Deus? Os homens mais bem-intencionados procuraram reunir o povo do Senhor e fizeram uma completa confusão. Ignorando a verdade de se reunir nas Escrituras, eles colocaram os crentes em seitas e grupos denominacionais e os encorajaram a ir à “igreja de sua escolha”. O resultado é que os Cristãos foram espalhados em milhares de direções. Isso certamente não é obra do Espírito Santo.
Mateus 18:20 indica que quando o Espírito de Deus reúne crentes ao nome do Senhor, Ele não os reúne em assembleias independentes, mas “junto” com outros no mesmo terreno, independentemente de onde eles estejam na Terra, porque “há um só corpo” (Ef. 4:4). Alguns podem pensar que estamos vendo mais nas palavras “reunidos” do que Deus pretendia, mas como devemos interpretar a Escritura à luz de todas as outras Escrituras, quando nos voltamos para Atos e as epístolas, vemos que o Senhor estava indicando a verdade da unidade da Igreja em testemunho. (Como mencionado anteriormente, essas verdades são mencionadas aqui apenas no embrião e são deixadas para o Espírito de Deus desenvolvê-las mais tarde pelos apóstolos.) Mas não há menção no Novo Testamento de assembleias Cristãs serem independentes umas das outras. A união que os Irmãos Abertos veem em Mateus 18:20 nada mais é do que a união em uma reunião local, mas isso é perder o objetivo.
Nosso propósito em mencionar isso é para mostrar que, se o Espírito de Deus fosse o Engenheiro da posição dos Irmãos Abertos, Ele os teria “reunido” para estarem “juntos” com outros que são igualmente reunidos para expressar a verdade do um só corpo. Mas, como vimos, os Irmãos Abertos nem mesmo professam estar reunidos no terreno de um só corpo; eles acreditam em independência. Visto que o Espírito de Deus não levaria os Cristãos a um local de reunião que é contrário à Palavra de Deus, concluímos que os Irmãos Abertos não poderiam estar reunidos no verdadeiro terreno da Igreja de Deus, como professam estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma Publicação VERDADES VIVAS

O Livro impresso está  disponível  ➪   AQUI   O Livro eletrônico está  disponível  ➪   AQUI   Caso queria compartilhar este liv...