A Questão da Identificação
com Betesda
Como era então, agora é com os Irmãos
Abertos. O falso princípio ao qual eles devem sua origem foi mantido ao longo
de sua história. Vários anos após a divisão, o Sr. Muller disse que se eles
estivessem nas mesmas circunstâncias novamente, seguiriam o mesmo caminho!
Cerca de 30 anos após a divisão, outro
líder entre os Irmãos Abertos (James Wright) declarou: “Não devemos nos recusar
a receber alguém que tínhamos razões para acreditar que era pessoalmente sadio
na fé e consistente na vida, apenas porque ele ou ela ter comunhão com um corpo
de Cristãos que permitiria ao Sr. Newton ministrar entre eles.”
Pouco mais de 75 anos após a divisão, um
livro apresentado pelos Irmãos Abertos intitulado “Os Princípios dos Irmãos
Cristãos” declara: “A Igreja Betesda, na qual os Srs. Muller e Craik
ministravam, recusou-se a admitir qualquer pessoa condenada por manter má
doutrina, mas não excluíram os que vieram da reunião do Sr. Newton.” J. R.
Caldwell (editor de “The Witness”), um proeminente líder entre os Irmãos
Abertos, endossou o livro como sendo “o mais simples, porém, mais abrangente relato
dos chamados ‘Irmãos Abertos’ que temos visto. Ele afirma a história do
movimento, as principais doutrinas que foram mantidas e disputadas por mais de
oitenta anos.”
Alguns anos atrás, um irmão (um
“ancião”, como ele disse) nos Irmãos Abertos – na tentativa de distinguir o
braço mais conservador (no qual ele estava em comunhão) do braço mais liberal –
disse orgulhosamente: “Nós somos os originais Irmãos abertos.”
Assim, nessas declarações dos líderes
dos Irmãos Abertos, temos uma cadeia histórica de evidências que mostra que
eles ainda sustentam, defendem e mantêm o princípio do mal introduzido por Betesda.
Com isso, eles provam ser os filhos espirituais de Betesda e, portanto, estão
em comunhão com seu erro e culpa.
O grande ponto a ser visto aqui é que
aqueles que estão em comunhão com os Irmãos Abertos hoje estão em comunhão com
o falso princípio de Betesda. A maioria – se eles são fiéis às suas crenças de
que a associação com o mal não contamina uma pessoa – rejeitará qualquer noção
de sua identificação com a culpa de Betesda. Eles dirão: “O que isso tem a ver
conosco hoje?” No entanto, a passagem do tempo não altera os atos morais e suas
consequências. Os judeus de hoje (em relação ao pecado nacional) estão
basicamente dizendo a mesma coisa. Eles perguntam: “O que o povo judeu hoje tem
a ver com o pecado passado da nação em crucificar a Cristo?” A Escritura
responde: “Deus pede conta do que passou” (Ec 3:15). (Citamos este
versículo para o princípio envolvido, porque o contexto tem a ver com algo
completamente diferente.)
Cabe às pessoas retas e exercitadas
julgar o falso princípio sobre o qual Betesda agiu e se afastar da posição dos
Irmãos Abertos que defendem e praticam esse princípio. Assim, eles se limpariam
de sua associação com eles. Por que alguém iria querer se identificar com um
grupo de assembleias que tiveram esse tipo de começo e são diretamente
responsáveis por uma divisão entre o povo do Senhor?
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